Museu e Ruínas Cerro da Vila

As ruínas com vestígios de civilizações históricas podem ser visitadas no Museu Cerro da Vila, a escassos passos da Marina de Vilamoura.

Embora a área de Vilamoura tenha sido povoada desde remotas eras – como são testemunho as sepulturas da Idade do Bronze descobertas na Vinha do Casão – foram os romanos, a partir do Séc. I d.C., os primeiros habitantes do local hoje denominado Cerro da Vila. Povoamentos Tardo-Romanos, Visigodos e Árabes também se estabeleceram neste local, marcando diversas épocas com a sua presença, deixando traços inconfundíveis de distintas civilizações.

As ruínas de uma casa nobre ou Villa, de balneários públicos, de tanques de salga de peixe ou cestaria, das fundações de uma torre funerária e de uma zona portuária são, ainda hoje, o testemunho vivo da importância da presença dos romanos na região.

A sua descoberta e a consequente criação da Estação Arqueológica do Cerro da Vila constituiu um valioso contributo para a compreensão da presença destas civilizações em Portugal e, em especial, no Algarve.

O valor arqueológico das ruínas e do considerável espólio de peças encontradas e expostas no museu é de facto inestimável, tornando o Cerro da Vila, em Vilamoura, uma referência obrigatória nos mapas e roteiros turísticos de interesse histórico a visitar no Algarve.

http://www.marinadevilamoura.com/pt/vilamoura/museu-cerro-da-vila/

Imagens
Museu e Ruínas Cerro da Vila

Imagens Museu e Ruínas Cerro da Vila